28 fevereiro 2007

fevereiro e o fim trágico de três mulheres

Houve um fim de semana que me marcou este mês, foi o fim de semana em que vi três mulheres perderem-se para sempre. Uma perdida na morte, uma perdida na loucura, uma perdida na máscara. A estas mulheres podia acrescentar a Irene de Europa '51 que vi no final do mês.
Anna Karina dans Vivre Sa VieVivre Sa Vie de Jean Luc Godard
Nana em "Vivre Sa Vie"
Devi by Styajit RayDevi by Styajit Ray
Doyamoyee em "Devi"
When a Woman Ascends the Stairs by Mikio NaruseWhen a Woman Ascends the Stairs by Mikio Naruse
Keiko em "Quando Uma Mulher Sobe as Escadas"

Tabu de F.W. Murnau
The Collector de William Wyler
Breakfast at Tiffany's de Blake Edwards
How to Marry a Milionaire de Jean Negulesco
"Turtles Can Fly" de Bahman Ghobadi
Les Parapluies de Cherbourg de Jacques Démy
Una Giornata Particolare de Ettore Scola
Punishment Park de Peter Watkins
"Quando Uma Mulher sobe as Escadas" de Mikio Naruse
Devi de Satyajit Ray
Vivre Sa Vie de Jean-Luc Godard
The Gold Rush de Charles Chaplin
Whity de Rainer Werner Fassbinder
Kill Bill, vol.1 e
Kill Bill, vol.2 de Quentin Trantino
Letters From Iwo Jima de Clint Eastwood
Roma Città Aperta de Roberto Rosselini
House of Wax de Jaume Collet-Serra
Europa '51 de Roberto Rosselini
"The Taste of Tea" de Katsuhito Ishii

4 comentários:

mulher_bala disse...

nessa saga de mulheres à deriva ainda acrescentava as minhas queridas:
Wanda, a do Deserto Vermelho e aquela Mulher Sob Influência. sabes?

A Mónica (e aquele Desejo todo) tb n está mto melhor...

Mas é o q há mais práí...

Não achas?

Ander disse...

Estas três do meu post, já passaram a deriva, já estão mesmo perdidas.

Mas tens toda a razão. E as três de que tu falas arrasam completamente. São três mulheres maravilhosas, nos meus filmes preferidos dos respectivos realizadores (sendo que o Wanda é o único filme dela, seria sempre automaticamente o meu preferido).

A Mónica também, embora não possa dizer que seja o meu Bergman preferido.

De qualquer maneira só falei de filmes que vi durante o mês de fevereiro.

Nuno disse...

Muitos bons filmes! E ainda alguns em comum :)

mulher_bala disse...

pois. em comum e em fevereiro só mesmo as Letters From Iwo Jima de Clint Eastwood. não tenho o comando do dvd.tentei ver o stalker q há anos q quero ver mas n consegui mudar as legendas.russo n é o meu forte. de resto só cinemazinho.

(mas já t expliquei o meu comentário anterior foi basicamente o despejar de um post tímido que estava rascunhado no meu próprio blog. fiquei contente quando vi o teu e vai daí fui buscá-las...)