03 fevereiro 2009

ensaio sobre o ensaio sobre a cegueira

The Mist de Frank Darabont
Li o Ensaio Sobre a Cegueira. Gostei muito, mas chateou-me ter sempre a imagem da Juliane Moore na cabeça, só tinha visto o trailer, mas percebi logo que ela fazia a mulher do médico, e sentia o peso da representação dela nas descrições dele. Bom, tivesse lido o livro mais cedo...
Mas houve outro filme que me veio à cabeça recorrentemente enquanto estava a ler o livro: o The Mist do Frank Darabont (o realizador de filmes como Nightmare on Elm Street 3, The Fly 2 e The Adventures of Young Indiana Jones).
O The Mist é a história de um grupo de pessoas que fica fechado num supermercado, lá fora um denso nevoeiro branco esconde terríveis monstros. O isolamento e a "cegueira" (não poder ver o que se esconde no branco) transforma as pessoas, que perdem a racionalidade, e se viram umas contra as outras. O livro do Saramago é, claro, muito mais violento que o filme do Darabont, mas a sensação de fim do mundo está lá. E a cegueira.

2 comentários:

Anónimo disse...

essa imagem faz-me lembrar uma instalação maravilhosa do antony gormley - uma sala de vapor tão intenso que não vias um palmo à frente, as pessoas andavam perdidas como se imersas em nevoeiro.
x

Ander disse...

Pois é, não me tinha lembrado disso, mas é exactamente assim que é descrita a cegueira no livro... Gostava de ter visto essa instalação.