11 março 2009

ontem na cinemateca

fui ver o Riso Amaro, com a Silvana Mangano, tudo o que conhecia do filme era a foto que pus no post anterior, uma foto que sempre me intrigou (não só pelo seu erotismo, mas qualquer coisa de Ingrid Bergman...). O filme é de 1949 e estreou em Portugal em 1951, depois de ter sido, diguemos "re-trabalhado" pela censura...
Diz a folha da cinemateca: "Mas os cortes não atenuaram o que estava implícito em todo o filme e que se não limitava às pernas das mondadeiras e às lascivas danças de Silvana. O remédio foi a proibição total, duas semanas depois da estreia quando as bichas de interessados em verem o filme iam aumentando, só voltando aos ecrãs portugueses quase 30 anos depois."

O público que estava ontem na cinemateca era um pouco diferente do público habitual da cinemateca, acho que a maior parte das pessoas tinham idade para ter estado de facto naquelas "bichas de interessados", mas receio que tenham pertencido ao grupo que só viu o filme nos anos 80, depois de 30 anos a sonhar com aquela imagem da Silvana Mangano. Só o seu nome no ecrã, provocou um burburinho na sala, assim como a primeira cena em que entra, deliciosa a dançar... percebo o fascínio.

2 comentários:

miguel loureiro disse...

eu também fiz parte das 'bichas de interessados' à época....

Ander disse...

Em 1951 já eras uma bicha interessada?