23 abril 2009

curar a ressaca

Midareru (yearning) by Mikio Naruse
Ontem fiz uma pausa e fui à cinemateca. Já estava a ressacar os filmes do Naruse. Consegui acompanhar o início do ciclo, mas o trabalho não me deixou ver nada este mês...
Não conheço suficientemente o Ozu, o Mizoguchi ou o Kurosawa, para dizer isto, mas vou dizê-lo:
O Mikio Naruse é o melhor do mundo!
Ontem saí do cinema a insultá-lo pela maneira como ele me fez sofrer neste filme (neste e em todos, são todos iguais, e todos maravilhosos). E a insultar esta mulher, a Hideko Takamine, que tem uma puta duma cara incrível, e que nos faz viver tudo o que sente. Cabrões!
O ciclo acaba no mês de maio, mas é para aproveitar agora. Absolutamente a não perder!

1 comentário:

anabela mota ribeiro disse...

andré
eu não tenho um blogue
eu não leio blogues
esta é a segunda vez que deixo um comentário num blogue para dizer o seguinte:
sabes que há malucos que andam com as fotografias dos filhos na carteira? (outros andam com os santinhos...) Pois eu andei um ano com a Hideko Takamine e o seu cunhado mais novo entre as notas de 5 euros!
O Yearning/Tormento é o filme da minha vida desde que o vi em LOndres há um ano. É o mais triste e mais bonito e o mais tudo do mundo.
Esta expressão dela, que fecha o filme, dá-me vontade de chorar! Ou de ir para o Japão atrás dela, ehhehe.
Pronto, viva o Naruse, e viva o André que hoje mostra o seu filme (e eu vou lá estar!)