06 novembro 2009

Today is the day

Day of the Outlaw de André de Toth
Eu sei que o nome John Ford é sinónimo de western, mas na realidade os westerns que me mais me tocaram têm outros nomes associados: Nicholas Ray com o Johnny Guitar e Fritz Lang com o Rancho Notorious, por exemplo, mas principalmente o Anthony Mann, que descobri este ano na cinemateca (o The Naked Spur e o The Man from the West são do outro mundo) e que me fez olhar para o western de maneira diferente. Tal como o Ford é maravilhoso a utilizar as paisagens do Grand Canyon, também o Mann utiliza maravilhosamente as paisagens, mas são outras, as montanhas, os rios com rápidos, as paisagens cobertas de neve... E isto leva-nos ao filme que passa hoje na cinemateca, um dos meus westerns preferidos (o cartaz é lindo), de um realizador de quem só vi este filme. A neve, uma terra isolada, heróis amargurados, (o maravilhoso Robert Ryan)... O André de Toth pode não ter feito mais nenhum filme de jeito, não sei, mas este basta.
Day of the Outlaw de André de Toth, passa hoje, às 19h30, na cinemateca, integrado na programação de cinema do Festival Temps d'Images

Sem comentários: