16 maio 2007
por ordem
Sou daquelas pessoas que usa a técnica dos post-its quando está a montar. Mas como nunca me lembro de comprar post-its, uso muitas vezes pedaços de papel recortados, em cima de uma mesa, o que tem aquele inconveniente, basta um espirro... Nova técnica, tirar uma foto aos papelitos (estou a montar um clip de moda).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Que engraçado, porquê post-its? Determinar a ordem dos planos?
É muito útil quando se está a montar documentários, ou outras coisas que não tenham a montagem decidida desde o argumento.
Divides as cenas em post-its e colas numa parede e depois podes jogar com a ordem das cenas de uma maneira visual. Se não conseguires dar títulos às cenas, podes imprimir um fotograma de cada cena.
(Podes fazer o mesmo para os planos dentro de uma cena, mas calculo que já dê mais trabalho e que seja mais rápido ires experimentando no computador.)
Ajuda a ter uma imagem global do filme. Quando conheces bem as cenas, consegues perceber o ritmo, em que altura do filme se encontram as cenas cruciais, o tempo que gastas na exposição, etc...
Nunca experimentei mas parece-me um bom método :)
É claro que, no teu caso, o espirro pode rearrumar as cenas e dar-te a ver algo em que nunca tinhas pensado. Aquilo a que podemos chamar inspiração divina (ou expiração divina para ser mais preciso).
Enviar um comentário