15 maio 2007

sobre a puta sagrada

Beware of a Holy Whore/Warnung vor einer heiligen Nutte by Rainer Werner Fassbinder
"Cuidado com essa Puta Sagrada" do Fassbinder é um filme sobre o cinema. Aparentemente para o Fassbinder o cinema é uma comunidade de pessoas que passa o tempo aos gritos ou a comer-se e que preferia estar noutro sítio. Mas claro, o cinema é a mentira e por isso tudo o que vemos é fabricação.
Lou Castel in Beware of a Holy Whore/Warnung vor einer heiligen Nutte by Rainer Werner Fassbinder
Lembro-me que num dos primeiros filmes em que trabalhei, estava a filmar num cacilheiro, e a certa altura, estava num ponto alto e conseguia ver todo o décor de cima. Via a camera, e os actores e a figuração, todos sentados nos bancos de passageiros do barco, e via tudo o que estava escondido atrás dos bancos: cabos, reflectores, tripés, malas de imagem, de maquiagem, guarda roupa, as sandes, os cafés. Tudo o que está escondido da camera e que por isso não existe. E pensei, isto é o cinema.

No filme do Fassbinder há uma cena, que se passa no hotel onde a equipa está instalada, que começa com dois homens encostados ao balcão do bar, a camera começa a fazer uma panorâmica para a direita, pareceu-me ver qualquer coisa na parte inferior do enquadramento (uma perche?), o movimento da camera continua em traveling, ao fundo vemos uma ponta de um tripé atrás de uma coluna, na parte inferior do ecrã vemos o final das calhas do traveling, o movimento continua, debaixo de umas cadeiras, onde as paredes encontram o chão, estão uns cabos de electricidade, pela frincha da janela vê-se a luz do dia (a cena passa-se de noite), o movimento termina de novo no bar, onde os personagens têm um longo diálogo.
É possível que nada disto seja intencional. Mas tudo isto é o cinema.

1 comentário:

Nuno disse...

Excelente post :)
Não vi o filme, infelizmente...